Casa ao Cubo

 

Casa ao Cubo - Externo

  • Área Total: 60 m²
    • Interna: 44 m²
    • Externa: 26 m²
  • Local: Lagoa de Ibiraquera, Garopaba.
  • Autores: Terral Arquitetura e Luísa Matsushita.

Entre a margem da Lagoa de Ibiraquera e uma bela mata secundária, está pousada essa pequena habitação que projetamos com muito carinho. Funcionalidade e aconchego. Leveza e conforto. Acolhimento e conexão com o entorno exuberante. Muitos conceitos abordados em alguns metros quadrados.

Casa ao Cubo

A pequena dimensão da casa exigiu a elaboração de soluções inteligentes para a otimização do espaço. A sala integrada a cozinha formam o espaço principal da casa e faz contato direto com a varanda que contempla a vista da lagoa.

Casa ao Cubo - Sala e Cozinha

Casa ao Cubo - Externo

O teto verde permite sua utilização para contemplação e estar. O espaço criado serve como sacada da pequena moradia, além de possibilitar o plantio de grama e vegetação com raízes não muito profundas.

Casa ao Cubo - Planta explicativa

A planta mostra a coerência das escolhas tomadas. Os espaços mais utilizados foram favorecidos pelas melhores insolações, enquanto a lavanderia, o banheiro e o depósito conformam um corredor de serviço ao sul. A varanda principal encontra-se virada para a vista da linda lagoa.

As aberturas, como em todos os nossos projetos, são calculadas para o melhor aproveitamento do Sol, os beirais, além de proteger as madeiras da chuva, servem para a proteger as janelas da luz solar no período de Verão, enquanto permite a entrada nas épocas mais frias. Essas e outras estratégias para o manutenção do conforto são sempre prioridades na criação dos projetos.

Casa ao Cubo - Corte explicativo

O uso do concreto armado limitou-se na construção da primeira laje, que foi levantada do chão para interferir o mínimo possível na permeabilidade do solo. O resto da casa é construída em madeira, tanto a estrutura como os fechamentos.

Casa ao Cubo - Construção

Casa ao Cubo - Madeira de demolição

Assim como em outros trabalhos, utilizamos madeira proveniente de demolição de edificações antigas. Essa decisão conjunta com o cliente, nos direciona desde os primeiros traços do projeto até o trabalho no canteiro de obras. São madeiras de alta qualidade e ótimo desempenho estrutural. Entendemos que sua utilização é uma decisão altamente sustentável, pois são árvores que já foram cortadas a muitos anos e, tomando os devidos cuidados técnicos de projeto, ainda serão úteis por muitas gerações. É um material que não vem com dimensões padronizadas, por isso, estamos muito presentes no canteiro de obras e contando com o lindo trabalho do mestre Diogo Mendes para materializar esse sonho.

Casa ao Cubo - Externo

Junto ao projeto arquitetônico, foi elaborado o projeto hidrossanitário, desde a captação da água da chuva ao tratamento alternativo de esgoto por evapotranspiração. Com essa integração entre os projetos podemos minimizar imprevistos no momento da obra, assim, otimizando a construção e o funcionamento da casa.

Casa ao Cubo - Hidráulica

CLIQUE PARA CONFERIR TODAS AS IMAGENS:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s